Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

03/09/2010

Planeta Verde, em conjunto com entidades jurídicas, lança manifesto contrário às alterações no Código Florestal


No dia 18 de agosto, foi realizado um Ato Público, na Câmara dos Deputados, contrário à maioria das alterações no Código Florestal, conforme proposto no relatório do Deputado Federal Aldo Rebelo.

Em seguida, a ABRAMPA - Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente; o CONAMP - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; a ANPR - Associação Nacional dos Procuradores da República; a ANPT - Associação Nacional de Procuradores do Trabalho; a ANMPM - Associação do Ministério Público Militar e o Instituto O Direito por um Planeta Verde entregaram ao Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, um manifesto e uma moção jurídica contrários à maioria das alterações sugeridas, denominado “A Constituição Federal proíbe o retrocesso ambiental”.

As instituições acima nominadas entendem que o Projeto de Novo Código Florestal implicará em inegável retrocesso na proteção ambiental, na contramão da evolução histórica do Direito Ambiental em todo o mundo. “De fato, com a aprovação do Código Florestal nos moldes propostos pelo honrado Deputado Aldo Rebelo, o Brasil será o primeiro país democrático a promover alteração legislativa menos protetiva ao meio ambiente”, concluem.

Para elas, o debate não envolveu toda a sociedade. Além disso, consideram a legislação atual moderna, de vanguarda, e que não precisa ser mudada, mas colocada em prática.

Carlos Teodoro Irigaray, Presidente do Instituto Direito por um Planeta Verde, destaca que, no Brasil, só a discussão em torno das mudanças no Código Florestal já fez o desmatamento disparar.

Ante o exposto, apresentaram moção de rejeição do Substitutivo de Projeto de Lei n.º 1876/99 (Novo Código Florestal).


Leia o documento na íntegra.


Foto: Divulgação Planeta Verde

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.