Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

01/07/2013

Visitas de campo: caminhando entre as comunidades beneficiadas


A experiência de campo traz conhecimentos vivos. Adentrando a estrada rumo ao encontro de agricultores e comunidades beneficiadas pelos Pagamentos por Serviços Ambientais, os consultores regionais do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" vivenciaram experiências únicas em busca do conhecimento.

Danielle de Ouro Mamed, consultora do estado do Amazonas, visitou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, do município de São Sebastião do Uatumã. "A experiência de realizar pesquisas de campo na Amazônia é desafiadora em razão das longas distâncias a serem percorridas", coloca Danielle. Apesar disso conseguiu entrevistar 13 comunidades beneficias pelo Programa Bolsa Floresta, chegando a dados importantes da pesquisa.

A consultora do Acre, Márcia Stanton, visitou propriedades do Programa Estadual de Certificação de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre. "Ao longo do dia, tive a oportunidade de visitar quatro propriedades nas quais o Programa Estadual está sendo desenvolvido. Em cada propriedade, um perfil diferente de produtor rural e uma história interessante para contar", coloca a advogada.

Em Ibiúna, São Paulo, Yuri Marinho e Carolina avaliaram que "a viagem foi muito proveitosa, educativa e carregada de emoções". Eles puderam conhecer, além dos proprietários que tem o beneficio do PSA, também aqueles que não conseguiram comprovar a adequação ambiental de suas terras. Avaliaram que alguns proprietários preservam suas propriedades também por questões culturais.

Christina Cordeiro dos Santos e Pablo Merlo Prata fizeram entrevistas no estado do Espírito Santo, no município de Alfredo Chaves. Os beneficiários participam do Programa Produtores de Água. Eles observaram que há maior insatisfação com o projeto nas famílias que tem na terra seu maior sustento. "Depois das entrevistas nós passamos a ter outra visão do projeto e como há muita coisa a ser feita ainda", contam.

Ana Luzia Campos consultora de Minas Gerais foi até a cidade de Butiazeiro. Ela teve a oportunidade de visitar beneficiários do Programa Bolsa Verde que já receberam pelo PSA e ainda beneficiários que estão cadastrados, mas ainda não receberam. Para ela, "foi bastante interessante ver o impacto que o programa tem na comunidade como um todo".

Liana Lima, viajou pelas "Estradas com Araucárias", programa de PSA do governo do Paraná. A advogada constatou que "o nível de satisfação com o projeto e sensibilização quanto à importância do plantio é alto entre os beneficiados". Apesar de alguns inscritos no programa ainda não terem recebido o benefício, eles ainda enxergam a importância da ação.

Foto: Entrevista na Comunidade Maanaim, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, Amazonas

Fonte: Sarah Bueno Motter / Redação Planeta Verde


Foto: Danielle de Ouro Mamed

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.