Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

08/03/2014

Pentágono destaca ameaça das mudanças climáticas


Em sua análise quadrienal de defesa (Quadrennial Defense Review), divulgada nesta semana, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos destacou o papel das mudanças climáticas como um fator de desestabilização do planeta, podendo resultar inclusive em atividades terroristas.

“Com o aumento das emissões de gases do efeito estufa, os oceanos estão avançando, as temperaturas médias globais estão subindo e padrões meteorológicos extremos se acelerando (...) As mudanças climáticas podem exacerbar a escassez de água e levar ao aumento dramático dos custos dos alimentos”, afirma o documento.

“Assim, as pressões causadas pelas mudanças climáticas influenciarão a competição por recursos, além de colocar um peso adicional em economias, sociedades e instituições governamentais em todo o mundo.”

“Essas pressões agravarão outros fatores de estresse, como a pobreza, a degradação ambiental, a instabilidade política e tensões sociais – condições que podem estimular atividades terroristas e outras formas de violência”, completa.

O relatório do Pentágono reforça uma visão que já foi manifestada publicamente pela administração do presidente Barack Obama: a de que as mudanças climáticas são uma séria ameaça aos EUA e ao planeta.

Em fevereiro, John Kerry, Secretário de Estado dos EUA, classificou o fenômeno como uma arma de destruição em massa.

“Quando penso em ameaças globais, como terrorismo, epidemias, pobreza e proliferação de armas de destruição em massa, também incluo a mudança climática nessa lista de perigos que não conhecem fronteiras. A mudança climática pode ser considerada uma arma de destruição em massa, talvez até a maior de todas”, afirmou.

Já há algum tempo tem-se apontado que o aumento de conflitos pode ter entre suas causas o aquecimento global.

Em 2013, a Nigéria afirmou que o avanço da desertificação, a elevação do nível do mar no delta do rio Níger e a diminuição acelerada do lago Chade têm provocado crises econômicas e alimentares que forçam os homens mais jovens a buscarem novas formas de se sustentar.

“Muitos estão deixando suas ocupações como pescadores e fazendeiros e se juntando a grupos criminosos, incluindo o Boko Haram”, explicou o coronel Sambo Dasuki, conselheiro de Segurança Nacional da Nigéria.

O Boko Haram é uma organização fundamentalista islâmica que deseja instalar nos estados do norte da Nigéria uma nova nação teocrática. Para isso, seus membros costumam se valer de atos terroristas contra a população civil e órgãos públicos. Em 2012, o grupo teria sido responsável por mais de 700 assassinatos.

Fonte: Fabiano Ávila / Instituto CarbonoBrasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.