Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

18/03/2014

Países latino-americanos fortalecem cooperação ambiental e climática


O 19º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina terminou na última sexta-feira (14) com um acordo para aumentar as parcerias ambientais e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na região.

Entre as decisões do fórum está o desenvolvimento de programas de manejo de dejetos, medidas para implementar a Convenção de Minamata sobre mercúrio, e o compromisso de promover a cooperação nos assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável, como a redução de emissões de gases do efeito estufa.

A declaração final destaca ainda que é urgente promover ações ambiciosas para diminuir a vulnerabilidade da região aos eventos climáticos extremos, especialmente nos pequenos Estados insulares do Caribe.

“Foi uma reunião excepcional, com perspectivas ambiciosas sendo traçadas para a região e com a participação de representantes e especialistas da comunidade internacional”, afirmou Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Realizado na cidade de Los Cabos, no México, o evento reuniu ministros de 27 países latino-americanos e representantes de 15 agências internacionais.

O fórum serviu também para a manifestação de apoio aos países latino-americanos que sediarão ainda neste ano grandes encontros internacionais: ao Peru, com a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), e ao Equador, com a 11ª Reunião das Partes das Nações Unidas sobre Espécies Migratórias.

A América Latina é responsável por 12,5% das emissões mundiais e possui áreas que estão entre as que mais podem ser prejudicadas pelo aumento das temperaturas.

“Os países latino-americanos possuem um grande potencial para o desenvolvimento de energias limpas. É fundamental que os governos aproveitem essa oportunidade e unam ganhos econômicos para seus cidadãos aos esforços de mitigação climática”, declarou Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Os documentos finais do 19º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina estarão em breve disponíveis no portal do PNUMA.

Fonte: Fabiano Ávila / Instituto CarbonoBrasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.