Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

01/04/2014

Planeta Verde promove seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais


O Instituto O Direito Por Um Planeta Verde (IDPV), juntamente com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, promove, no dia 24 de abril, o seminário Sistemas Estaduais de PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação. O evento é aberto ao público e ocorre das 9h às 18h, na Anexo II, do Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.

O seminário marca o encerramento do projeto Sistemas Estaduais de PSA: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação, dirigido pelo IDPV e financiado pelo Fundo de Direitos Difusos. As pesquisas do projeto envolveram seis estados brasileiros com leis de Pagamento por Serviços Ambientais em vigor desde 2010, contemplando o exame da legislação estadual e entrevistas com autoridades estaduais e beneficiários dos programas.

“Nosso objetivo foi investigar o grau de implementação, a efetividade destes programas de PSA Estaduais e sistematizar seus resultados buscando contribuir para o aperfeiçoamento normativo em todas as esferas da federação”, conforme explica a coordenadora geral do Projeto, Paula Lavratti. Segundo os coordenadores técnicos da iniciativa Guillermo Tejeiro e Marcia Stanton, “as entrevistas realizadas com as famílias beneficiárias proporcionaram valiosas informações que serão compartilhadas, por meio do Seminário e do Relatório Final da pesquisa que será lançado na mesma ocasião”.

O evento será aberto pelo deputado federal, Sarney Filho, pelo presidente do Planeta Verde, José Rubens Morato Leite e pela diretora do Planeta Verde e coordenadora geral do projeto, Paula Lavratti. Após, é realizada apresentação do projeto, pelo coordenadores técnicos da iniciativa, Guillermo Tejeiro e Márcia Stanton, e o presidente do Planeta Verde. No segundo painel do seminário, serão apresentados, pelos consultores estaduais do projeto e por seus coordenadores técnicos, os sistemas de PSA pesquisados nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre e Amazonas, bem como, os resultados que foram sistematizados.

O Seminário também vai contar com a presença da professora da Universidade de São Paulo e diretora da Sede Administrativa do IDPV, Ana Maria Nusdeo, do consultor de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e diretor de Assuntos Legislativos do Planeta Verde, André Lima, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Casa Civil e da Agência Nacional de Águas, além do relator, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 792/07 que institui a Política Nacional de PSA, deputado federal Anselmo de Jesus. O seminário será encerrado com a presença do deputado federal Sarney Filho, junto do presidente do IDPV, José Morato Leite.

Confira a programação completa!

O Quê: Seminário Sistemas Estaduais de PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação
Quando: 24 de abril, das 9h às 18h
Onde: Anexo II, Plenário 2 da Câmara dos Deputados em Brasília/DF

Evento aberto ao público

Fonte: Sarah Bueno Motter / Redação Planeta Verde


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.