Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

coordenação
O Instituto O Direito por um Planeta Verde foi fundado em 1995 com o propósito de consolidar a legislação ambiental e capacitar os distintos operadores do direito para a defesa do meio ambiente.

Através de sua rede de colaboradores, participa da elaboração de leis e normas no Congresso Nacional e no Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Promove ainda capacitações no Brasil e no Exterior, com destaque para o curso de Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vanêsca Buzelato Prestes é coordenadora geral do projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos. É procuradora do Município de Porto Alegre e Secretária Geral do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Também é conselheira do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Mestre em Direito pela PUCRS, Especialista em Direito Municipal, professora de Direito Municipal e Direito Urbanístico da Escola Superior do Ministério Público RS, Direito Ambiental do IDC, Direito Internacional Ambiental do curso de especialização da UFRGS, Direto Público da PUCRS e de Gestão Ambiental da Univates.
Ainda é organizadora do livro Temas de Direito Urbano Ambiental e autora de artigos publicados em revistas especializadas.
Paula Lavratti é a coordenadora técnica do Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha. Foi técnica especializada do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e do Departamento do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente brasileirol. Também foi assessora jurídica do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, onde organizou diversas coletâneas de legislação ambiental; foi professora de vários cursos de extensão em Direito Ambiental no Brasil e diretora de biodiversidade do Instituto O Direito por um Planeta Verde de 2005 a 2007. Já teve participação em diversas revistas especializadas em direito ambiental, com a publicação de artigos de sua autoria.
copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.