Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

19/05/2010

Bolívia e Peru encaminham Segunda Comunicação Nacional ante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima


Bolívia e Peru já encaminharam a Segunda Comunicação Nacional ante a CQNUMC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Os trabalhos já estão disponíveis na seção Documentos, no Portal do Projeto.

Bolívia - Segundo o documento, a principal fonte de emissão de CO2 provém das atividades de mudança no uso da terra e silvicultura, que aumentou de 77,6% em 2002 para 78,45% em 2004; posteriormente, temos o setor de energia, com 20,90% em 2002 e 19,90 em 2004; em seguida, está o setor industrial, responsável por 2% das emissões em 2002 e 2004.

O documento apresenta os diferentes avanços que o país tem tido para implementar a Convenção do Clima na Bolívia, as investigações que vem realizando, os esforços em aplicar programas e projetos que visem a reduzir os impactos das mudanças climáticas e as iniciativas próprias que o Estado Plurinacional da Bolívia está fazendo para melhorar a eficiência energética e a troca da matriz energética.

Por meio de dados, evidencia que a Bolívia é um país altamente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, que as perdas econômicas aumentam tendo como causa eventos extremos, frequentes e intensos e que a retração das geleiras não só colocará em risco a existência de água para o consumo, como também a geração de energia, o desenvolvimento da agricultura e os usos ambientais, tais como nutrição e áreas alagadiças e de recarga de aquíferos.


Peru - A Segunda Comunicação Nacional revela que no país a principal fonte de Gases de Efeito Estufa são as atividades de mudança no uso da terra e silvicultura, com 47,5%. O setor de energia contribui com 21,2%; e a agricultura, com 18,9%.

Por meio de sua Segunda Comunicação Nacional, o país cumpre com seu compromisso de informar aos países membros sobre suas emissões e níveis de captura de Gases de Efeito Estufa e sobre as medidas que têm adotado ou pretendem adotar para aplicar os ditames da Convenção. O Peru reconhece que este esforço deve estar acompanhado de um compromisso internacional sólido e ambicioso.

O documento informa que a natureza transversal das mudanças climáticas e a diversidade geográfica, social, política e cultural do Peru exige a participação de múltiplos atores. O informe reúne as iniciativas desenvolvidas no Peru nos últimos dez anos por entidades públicas, privadas e da sociedade civil, vinculadas ao tema das mudanças climáticas; e reflete os resultados adicionais obtidos pelo Projeto da Segunda Comunicação Nacional.

Fonte: Adriana Vargas/ Redação Planeta Verde


Foto: www.sxc.hu

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.