Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

03/09/2010

Diretrizes do IPCC orientam produção de inventários nacionais de Gases de Efeito Estufa


Está disponível no site do Projeto, na seção documentos, as diretrizes do IPCC para a produção dos Inventários Nacionais de GEEs - Gases de Efeito Estufa, compostas de cinco volumes: Volume 1 (Orientação e Relatórios Gerais), Volume 2 (Energia), Volume 3 (Processos Industriais e Uso do Produto), Volume 4 (Agricultura, Floresta e Outros Usos da Terra) e Volume 5 (Resíduos).

Um dos maiores desafios para mitigação dos efeitos do aquecimento global é o controle das emissões de GEEs - Gases de Efeito Estufa. Para tanto, faz-se necessário que Estados e Municípios conheçam o que mais contribui em seu território para a emissão de GEEs, bem como desenvolvam políticas públicas para enfrentar estes temas. Para medir as emissões, foi desenvolvida pelo IPCC uma metodologia específica.

Essas Diretrizes do IPCC de 2006 tomam por base as Diretrizes Revisadas do mesmo organismo, datadas de 1996, e os relatórios posteriores sobre Melhores Práticas. Abrangem novas fontes e gases, assim como atualizações dos métodos publicados anteriormente em que o conhecimento técnico e científico foi ampliado.

No Brasil, já produziram Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e as Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


Acesse os documentos.


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.