Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

30/09/2010

Artigo analisa importância da consulta aos povos indígenas na implementação de medidas de mitigação às mudanças climáticas


No Peru os povos indígenas são atores fundamentais para a implementação de soluções frente às mudanças climáticas. A partir desse tema, foi desenvolvido o artigo “Implicancias de la consulta en la implementación de medidas de mitigación de los efectos del cambio climático”. Escrito com exclusividade para o Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, é de autoria de Carolina Tejada, Advogada da SPDA - Sociedad Peruana de Derecho Ambiental.

Após situar o tema e apresentar dados sobre as mudanças climáticas, o texto destaca as políticas de desenvolvimento do Peru e a resposta das organizações indígenas, item subdividido em tratamento legal do acesso e aproveitamento dos recursos naturais, política de desenvolvimento para a Amazônia e a Lei da Consulta. A seguir, discorre sobre as implicações da Lei da Consulta frente o desenvolvimento econômico privado e as soluções frente às mudanças climáticas: REDD e outros mecanismos de redução de GEEs - Gases de Efeito Estufa.

A autora informa que o desmatamento e a degradação dos bosques contribuem com 17% das emissões de GEEs provocadas pela atividade humana, o que determina que a conservação dos bosques deverá integrar as soluções frente ao aumento do processo que implica em mudanças climáticas. Dessa forma, conclui o estudo, “é fundamental que os países envolvidos estabeleçam mecanismos que assegurem a participação dos povos indígenas e demais comunidades, seja como atores econômicos que diretamente prestam serviços a partir dos bosques seja como atores consultados para a implementação dos mecanismos econômicos como o REDD +.

No Peru, estão sendo desenvolvidos marcos de política e reformas nacionais vinculadas ao direito de consulta dos povos indígenas, assim como os serviços ambientais, o setor florestal e a Lei dos Povos Indígenas, entre outros, informa o artigo. “Recentemente, o Congresso Pleno da República aprovou projeto de lei acerca da consulta prévia aos povos indígenas e originários reconhecidos no Convênio 169 da Organização Internacional do Trabalho.”

Diante dos impactos que as soluções às mudanças climáticas significam, “é fundamental que exista coerência entre o reconhecimento aos povos indígenas, outorgado através do direito à consulta, com o desenvolvimento dos marcos normativos vinculados a temas como manejo dos recursos naturais e distribuição eqüitativa dos benefícios econômicos”, conclui a autora.

Leia o artigo na íntegra.


Fonte: Adriana Vargas/ Redação Planeta Verde


Foto: Arquivo Planeta Verde

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.