Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

17/10/2013

Mudanças climáticas destinadas a provocar graves alterações nos oceanos


Aumento das temperaturas, acidificação e redução de oxigênio afetarão todo o ecossistema marinho ainda neste século

Pesquisadores do Departamento de Geografia da Universidade do Havaí em Manoa e da Universidade Estadual de Oregon descobriram que nenhum oceano do mundo ficará intacto às mudanças climáticas até 2100, e os mares vivenciarão os diversos efeitos do aquecimento global, acidificação e redução do oxigênio.

Em uma nova pesquisa, publicada no periódico PLOS Biology, os cientistas descrevem toda a cadeia de eventos que as alterações bioquímicas nos oceanos, provocadas pelas emissões humanas de gases do efeito estufa (GEEs), podem gerar para habitats e organismos marinhos. Enquanto análises anteriores se focavam principalmente no aquecimento e na acidificação dos mares, essa observou também os impactos sociais das mudanças climáticas.

Para chegar às conclusões expostas, os 28 estudiosos reuniram mapas de distribuição global de 32 habitats marinhos e hotspots de biodiversidade, desenvolvidos para o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), para avaliar a possível vulnerabilidade desses habitats às transformações.

Levando em consideração as variações previsíveis, como a diminuição do oxigênio dissolvido na água do mar e a redução na produtividade dos ecossistemas oceânicos, o novo estudo mostra que todos os oceanos serão afetados pelas mudanças climáticas até o final do século.

Até 2100, as médias globais de temperatura para as camadas superficiais dos mares podem chegar a aumentar de 1,2ºC a 2,6ºC, o pH pode declinar de 0,15 a 0,31 e o oxigênio dissolvido na água e a produção de fitoplâncton podem diminuir.

“Quando você observa os oceanos mundiais, há poucos lugares que ficarão livres de alterações; a maioria sofrerá com os efeitos simultâneos do aquecimento, acidificação, e reduções no oxigênio e na produtividade”, colocou Camilo Mora, principal autor da análise e professor assistente do Departamento de Geografia da Universidade do Havaí em Manoa.

“As consequências dessas transformações co-ocorrentes são enormes – tudo, da sobrevivência de espécies, à abundância, faixa de tamanho, tamanho do corpo, riqueza de espécies e funcionamento dos ecossistemas será afetado por variações na bioquímica dos oceanos”, acrescentou Mora.

A influência dessas alterações sobre os seres humanos provavelmente será enorme. A pesquisa mostra que entre 470 milhões e 870 milhões das pessoas mais pobres do mundo dependem dos oceanos para alimentação, empregos e renda, e vivem em países em que os bens e serviços provenientes dos mares podem ser comprometidos por várias transformações biogeoquímicas nos oceanos.

“Outros estudos observaram impactos em pequena escala, mas esta é a primeira vez que fomos capazes de observar todos os oceanos mundiais e como estressores co-ocorrentes impactarão diferentemente os diversos habitats e povos da Terra”, comentou Andrew Thurber, coautor da Universidade Estadual de Oregon.

Dos habitats marinhos analisados pela pesquisa, os cientistas descobriram que os recifes de corais, os bancos de algas marinhas e os habitats de fundo inconsolidado vivenciariam as maiores variações na biogeoquímica marinha, enquanto habitats mais profundos vivenciariam as menores alterações.

O que exatamente acontecerá quando as mudanças climáticas transformarem os oceanos mundiais ainda não é sabido, declarou Mora, acrescentando que o processo é como “cair de uma escada: você não tem certeza de que parte do corpo irá machucar, apenas que você quase certamente será lesado de alguma forma”.

“Sistemas são muito complexos. Você não pode dizer quais espécies vão ser extintas, ou a resposta de uma espécie específica, mas você pode esperar que essas variações sejam bem grandes”, concluiu ele ao LiveScience.

Fonte: Jéssica Lipinski / Instituto CarbonoBrasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.