Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

24/10/2013

ONGs pedem providências para a revisão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima


O Grupo de Trabalho sobre Clima, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (GT Clima/FBOMS), o Observatório do Clima e a Rede de ONGs da Mata Atlântica entregaram, na semana passada, carta-denúncia à Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC). O documento alerta que o processo de revisão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima encontra-se completamente prejudicado e solicita providências imediatas para implementação efetiva da revisão, conforme previsto na legislação em vigor.

A entrega da carta se deu durante o “Seminário Clima em Debate: Conferência de Legisladores sobre Mudanças Climáticas”, promovido na última quinta-feira (17). O evento contou com legisladores, representantes dos poderes executivo e judiciário, universidades e instituições de pesquisa, ONGs e Ministério Público, que participaram de debates acerca da legislação brasileira sobre mudanças climáticas. O encerramento foi realizado pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Ao apresentar a carta, Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, expôs ainda grande preocupação com os vários processos avessos à proteção ambiental que tramitam no Congresso Nacional, à revelia dos desejos da sociedade civil organizada. Malu também comentou a perda de poder econômico e político do Ministério do Meio Ambiente, que sofreu corte de 90% de seu orçamento; e a incapacidade do governo federal em apresentar resposta às necessidades climáticas. Por fim, alentou que o Brasil está na marcha ré das políticas públicas de proteção ambiental e, portanto, de mudanças climáticas.

Veja fotos do evento
Confira a íntegra da Carta.

Fonte: SOS Mata Atlântica / Mercado Ético


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.