Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

26/01/2014

Quênia é o primeiro país a ganhar créditos de carbono por agricultura sustentável


Um projeto que une milhares de pequenos agricultores no oeste do Quênia se tornou o primeiro a ganhar créditos de carbono por usar um novo sistema de contabilidade para a agricultura sustentável, divulgou o Banco Mundial na última terça-feira (21).

De acordo com o banco – cujo Fundo BioCarbon está financiando a iniciativa –, o Projeto de Carbono Agrícola do Quênia recebeu 24.788 créditos sob o Verified Carbon Standard.

Essa é a primeira vez que um projeto sob o novo sistema de contabilidade de CO2, aprovado em 2011 para a agricultura de baixo carbono, recebe créditos.

O sucesso da iniciativa no Quênia pode dar um impulso a outros programas no mundo que buscam cortar emissões de gases do efeito estufa da agricultura. A agricultura é responsável por cerca de 14% das emissões globais, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Os gases de efeito estufa provenientes da agricultura e da pecuária chegaram a 4,69 bilhões de toneladas de dióxido de carbono em 2010, de acordo com os dados mais recentes disponíveis do Instituto Worldwatch, um centro de pesquisa ambiental de Washington. Isso está 13% acima dos níveis de 1990.

O Fundo BioCarbon do Banco Mundial comprará alguns créditos obtidos pelo projeto queniano, investindo US$ 600 mil até 2017. O banco não deu detalhes sobre o preço por crédito.

O projeto do Quênia inclui uma ampla gama de técnicas de agricultura de baixo carbono que aumenta a matéria orgânica no solo e a quantidade de carbono sequestrada, ou mantida no solo e fora da atmosfera.

Cerca de 45 mil hectares (110 acres) de terras agrícolas estão no projeto até agora, afirmaram as instituições que estão trabalhando com a iniciativa.

A ONG sueca Vi Agroforestry é responsável pela implementação do programa. A Agência Francesa de Desenvolvimento e a Fundação Syngenta para Agricultura Sustentável, com sede na Suíça, também estão apoiando o projeto.

Fonte: Marcelo Teixeira / Reuters / Instituto CarbonoBrasil
Traduzido por Jéssica Lipinski


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.