B o l e t i m 27 - Ano 05 - Projeto PSA realiza visitas de campo e abre edital para publicação de e-books Porto Alegre, junho de 2013.
    Editorial
Projeto executa pesquisa de campo e abre convocatória para artigos acadêmicos

O projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" realizou etapas importantes no último mês. Nessa edição do e-boletim, você poderá ler um pouco da experiência dos consultores regionais ao entrevistar comunidades e agricultores beneficiados pelos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O Planeta Verde também abriu edital para seleção de artigos acadêmicos nas áreas de PSA e mudanças climáticas, para publicação nos e-books previstos no âmbito do Projeto. Novos documentos foram inseridos na biblioteca digital da iniciativa. Destacamos, ainda, a entrevista realizada com o novo presidente do Planeta Verde sobre as perspectivas da gestão e também a segunda edição do Prêmio José Bonifácio de Andrade e Silva.

Boa Leitura!

Foto: Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco- SRHU/MMA - Adriano Gambarini
    Convocatória
Planeta Verde seleciona artigos sobre PSA e mudanças climáticas para publicação de e-books

Os artigos selecionados serão remunerados e farão parte de três publicações eletrônicas do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", coordenado pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde.


Leia mais »
    Reunião
Encontro alinha roteiro de pesquisa

A coordenação técnica do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" esteve reunida no início do mês de junho, 3, 4 e 5, com os consultores regionais da iniciativa, em São Paulo. Um dos pontos de discussão dos encontros realizados foram esclarecimentos de questões técnicas e metodológicas da pesquisa.


Leia mais »
    Trabalho de Campo
Caminhando entre as comunidades beneficiadas

A experiência de campo traz conhecimentos vivos. Adentrando a estrada rumo ao encontro de agricultores e comunidades beneficiadas pelos Sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais, os consultores regionais do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" vivenciaram experiências únicas em busca do conhecimento.

Foto: Danielle de Ouro Mamed


Leia mais »
    Biblioteca Digital
Novos documentos estão disponíveis

Dando continuidade ao objetivo de implementar uma biblioteca com diversidade e abrangência de informações sobre o Pagamento por Serviços Ambientais, Mudanças Climáticas e outros temas relacionados, o Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", inseriu novos documentos na página.



Leia mais »
    Gestão Planeta Verde 2013-2015
A Nova Diretoria do Planeta Verde toma posse, propõe novo site, maior descentralização e outros aprimoramentos

A atual diretoria do Planeta Verde (biênio 2013-2015) foi eleita na Assembleia durante o último Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. Confira a entrevista com o novo presidente da instituição, o Professor Doutor José Rubens Morato Leite, sobre os rumos, propostas e objetivos para o Instituto.


Leia mais »
    Distinção de Ensaios Acadêmicos

Prêmio José Bonifácio destaca mais de 10 trabalhos

O Prêmio José Bonifácio de Andrade e Silva, em sua segunda edição, destacou diversos trabalhos. Os textos vencedores vão ser publicados em volume específico na Revista de Direito Ambiental, Qualis A da Capes, e os proponentes ganhadores receberão concessão das taxas de inscrição em evento na Universidade Lusíada de Lisboa Portugal. Ainda, os dois primeiros candidatos que sucederem o vencedor do II Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, nas categorias Estudante de Graduação, Estudante de Especialização, Estudante de Mestrado, Estudante de Doutorado, Especialista e Mestre receberam um certificado de premiação e foram convidados a apresentar seus ensaios no 8º Congresso de Estudantes de Graduação e Pós - graduação em Direito Ambiental que tratou sobre “Instrumentos Jurídicos relevantes para a efetividade do direito ambiental no século XXI”. Veja a lista completa de vencedores aqui.

 
Jornalista responsável: Sarah Bueno Motter
Estagiária: Contatos: sarah@planetaverde.org
   

Indique para amigos! Clique aqui
Caso você não queira receber mais esta newsletter clique aqui