B o l e t i m 29 - Ano 05 - Resultados preliminares do Projeto PSA no Acre, Espírito Santo e Paraná Porto Alegre, agosto de 2013.
    Editorial
Projeto PSA divulga últimos resultados preliminares

Chegando um pouco mais próximo à realidade do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil, o Instituto O Direito por Um Planeta Verde, na edição desse boletim virtual, divulga os últimos resultados preliminares do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", nos estados do Acre, Espírito Santo e Paraná. 

Nessa edição da newsletter, ainda damos continuidade à seleção de artigos relacionados às áreas de mudanças climáticas e PSA, para publicação de e-books, no âmbito do Projeto. Também destacamos a galeria de fotografias da iniciativa que mostra em imagens as trajetórias dos consultores estaduais em suas pesquisas de campo.

Nossa biblioteca continua sendo atualizada, buscando agregar o máximo de informações sobre as temáticas relacionadas à proposta do Projeto. Destacamos neste informativo um artigo que classifica os combustíveis fósseis como serviços ecossistêmicos.

Convidamos todos a acessarem nossa página que vem sendo constantemente atualizada, com notícias, documentos e artigos, assim como nosso Facebook.

Boa Leitura!

Foto: Márcia Stanton

    Acre
PSA gera práticas sustentáveis

O Programa Estadual de Certificação de Unidades Produtivas Familiares do Acre, desde sua criação, em 2008, tem incentivado a preservação dos serviços ecossistêmicos no estado. Segundo resultados preliminares do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", dirigido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde, o Programa já implicou no aumento da produção sustentável no estado.

Foto: Márcia Stanton


Leia mais »
    Espírito Santo
Incentivos monetários consolidam cultura de preservação

O Pagamento por Serviços Ambientais, no Espírito Santo, foi efetivado pelo Programa ProdutorES de Água, criado em 2009. A iniciativa trouxe o objetivo de preservar os recursos hídricos do estado e consolidou práticas de conservação já tradicionais da população rural, segundo o que próprios agricultores relatam. Esse é um dos apontamentos preliminares do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", dirigido pelo Instituto o Direito por Um Planeta Verde.

Foto: Pablo Prata/ Christina Cordeiro/ Marcelo Abelha

Leia mais »
    Paraná
Agricultores familiares estão satisfeitos com projeto Estradas com Araucárias

Capturar carbono, com plantios de árvores, nas divisas entre estradas e propriedades rurais, é o objetivo do projeto de Pagamento por Serviços Ambientais, Estradas com Araucárias, desenvolvido desde 2011, no Paraná. Os resultados preliminares da iniciativa "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", coordenado pelo Instituto o Direito por Um Planeta Verde, mostram que o projeto possui alto nível de satisfação entre os agricultores locais.

Foto: Liana Lima


Leia mais »
    Biblioteca Digital
Artigo aborda combustíveis fósseis como um serviço ambiental

A Biblioteca Digital do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", no mês de agosto, traz, entre suas novidades, um artigo com uma perspectiva inovadora referente ao conceito de Pagamento por Serviços Ambientais. David R. Hodas inclui na lista de serviços ecossistêmicos os combustíveis fósseis.


Leia mais »
    Rápidas

Planeta Verde no Facebook

O Instituto O Direito por Um Planeta Verde está no
Facebook, curta a página e divulgue. Ela é atualizada com todas as novidades da instituição e dos projetos que desenvolve. Além disso, você pode acessar o site do Projeto que possui atualizações diárias de notícias sobre mudanças climáticas e PSA. Fique informado!


Imagens do PSA

Mostrando um pouco dos caminhos que percorreram, os consultores do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" disponibilizaram fotografias de suas saídas de campo, na galeria do site do projeto. São imagens do Acre, Espírito Santo e Paraná que refletem a realidade desses locais sobre os pagamentos por serviços ecossistêmicos. Na mesma página, também há imagens das saídas de campo dos consultores do Projeto do Amazonas, São Paulo e Minas Gerais, divulgadas no boletim de julho. Confira!

Planeta Verde com edital aberto para publicação de artigos

Divulgação científica das produções de pesquisadores que trabalham com PSA, é um dos objetivos do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação". Para isso, serão publicados três e-books sobre Pagamento por Serviços Ambientais e mudanças climáticas, no âmbito do projeto. Os artigos ainda podem ser enviados para seleção até o dia 15 de setembro para publicação no segundo e-book do Projeto e 15 de novembro para publicação do terceiro. Veja o edital.

 
Jornalista responsável: Sarah Bueno Motter
Estagiária: Contatos: mudancasclimaticas@planetaverde.org
   

Indique para amigos! Clique aqui
Caso você não queira receber mais esta newsletter clique aqui