B o l e t i m 30 - Ano 05 - Primeiro e-book do Projeto Planeta Verde PSA será lançado Porto Alegre, setembro de 2013.
    Editorial
E-book da série direito e mudanças climáticas será publicado

As mudanças climáticas já são uma realidade incontestável. Diversos estudos apontam futuros cenários que o aquecimento global vai provocar e medidas necessárias para evitarmos que essas projeções realizem-se de maneira calamitosa para as populações e ambiente. Na edição do mês de setembro, do boletim virtual do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", o leitor poderá conferir uma prévia do primeiro e-book do Projeto, no âmbito da série de publicações de direito e mudanças climáticas, da qual o Instituto O Direito por Um Planeta Verde vem realizando desde 2010.

Além disso, destacamos a divulgação do Sumário Executivo do Volume 1 do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), mostrando dados preocupantes como uma possível savanização da Amazônia e desertificação da Caatinga brasileira, até o final do século XXI, caso medidas contra o aquecimento global não sejam tomadas. A Redação do Planeta Verde entrevistou a pesquisadora e especialista em economia ambiental, Martha Barata, que foi a coordenadora geral do estudo Mapa de vulnerabilidade da população dos municípios do Estado do Rio de Janeiro frente às mudanças climáticas, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Martha aborda a necessidade de haver, no planejamento das cidades, a gestão do risco climático.

Boa leitura!

Foto: Fernando de Siqueira Rodrigues

    Nova Publicação
Próximo e-book da série direito e mudanças climáticas contará com artigo da professora Ana Maria Nusdeo

Com o objetivo de levar conhecimentos técnicos a um público, interessado nas temáticas de Pagamento por Serviços Ambientais e mudanças climáticas, vai ser lançado, no mês de outubro, o primeiro e-book do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação". A publicação contém quatro artigos de especialistas na área, com destaque para a o artigo "Pagamento por serviços ambientais: do debate de política ambiental à implementação jurídica", da diretora do Instituto O Direito por Um Planeta Verde, Ana Maria de Oliveira Nusdeo.



Leia mais »
    Mudanças Climáticas
PBMC divulga primeiro volume do Relatório Nacional sobre Mudanças Climáticas no Brasil

Foi publicado, no mês de setembro, o Sumário Executivo do Volume 1 do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho do PBMC que avalia os aspectos científicos do sistema climático e suas mudanças, o GT1. O Sumário discute trabalhos publicados depois de 2007, com destaque para aqueles relacionados às mudanças climáticas na América do Sul e no Brasil.



Leia mais »
    Entrevista
É preciso que a gestão de risco climático dentro das cidades seja usual, avalia pesquisadora

A redação do Planeta Verde entrevistou a coordenadora geral do estudo, Mapa de vulnerabilidade da população dos municípios do Estado do Rio de Janeiro frente às mudanças climáticas, Martha Barata. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), a Fiocruz Minas e o Centro Clima – COPPE/UFRJ e integrou diversos indicadores, sociais, ambientais e de saúde para avaliar como estão os municípios do Rio de Janeiro frente aos desafios da mudança do clima. O estudo foi publicado em agosto.



Leia mais »
    Biblioteca Digital
Acervo Digital ganha novos documentos sobre PSA e Mudanças Climáticas

A Biblioteca Digital do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" recebeu diversos novos documentos e artigos acadêmicos durante o mês de setembro. Entre os destaques, está o sumário Executivo da contribuição do Grupo de Trabalho 1 ao Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.


Leia mais »
    Rápidas

IPCC divulga relatório Mudanças Climáticas 2013, com dados sobre bases científicas

Na sexta-feira, 27, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou o relatório Mudanças Climáticas 2013 – As bases físicas científicas. Entre os membros do Painel, existe confiança de 95%, no dado, de que as emissões de gases do efeito estufa (GEEs), provocadas pela humanidade, resultaram em mais da metade da elevação da média de temperatura global, entre 1951 e 2010. Outro informação apontada foi a possibilidade do aumento do nível dos oceanos estar entre 26 a 82cm, até o final do século, atingido cerca de 70% da região costeira do mundo.

Com informações do Instituto CarbonoBrasil

Participe da seleção de artigos para os próximos e-books do Planeta Verde

Na série de livros eletrônicos sobre direito e mudanças climáticas que o Instituto O Direito por Um Planeta Verde vem publicando desde 2010, está prevista mais duas publicações para os próximos meses, no âmbito do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação". Participe da seleção de artigos. Para ter mais, detalhes acesse o edital.

 
Jornalista responsável: Sarah Bueno Motter
Estagiária: Contatos: mudancasclimaticas@planetaverde.org
   

Indique para amigos! Clique aqui
Caso você não queira receber mais esta newsletter clique aqui