B o l e t i m 31 - Ano 05 - E-book do Projeto Planeta Verde PSA é publicado Porto Alegre, outubro de 2013.
    Editorial
Primeira publicação do Projeto Planeta Verde PSA é lançada

Enquanto os resultados finais do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" estão sendo sistematizados, a coordenação do projeto realizou, neste mês, duas iniciativas importantes.

O leitor poderá conferir no boletim de outubro o lançamento do primeiro e-book no âmbito do projeto, que abarca artigos acadêmicos referentes à temática de Pagamento por Serviços Ambientais, mudanças climáticas e direito ambiental. Além disso, o coordenador técnico do Projeto, Guillermo Tejeiro, participou de seminário no Pará, apresentando alguns resultados preliminares da iniciativa.

Confira, ainda, nesta edição, apontamentos do 5o relatório do IPCC publicado no segundo semestre deste ano, que apontam a influência do homem no aquecimento global, e do Plano de Obama para Mudança do Clima, ambos disponíveis para download na biblioteca digital do Projeto.

Boa Leitura!
    Publicação
Planeta Verde lança e-book sobre PSA

O primeiro e-book do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" já está disponível para download. A publicação leva o nome "Direito e mudanças climáticas: Pagamento por Serviços Ambientais, fundamentos e principais aspectos jurídicos" e contém quatro artigos acadêmicos sobre o tema. O e-book faz parte da série de livros eletrônicos sobre direito e mudanças climáticas que o Instituto O Direito por Um Planeta Verde vem publicando desde 2010.


Leia mais »
    Difusão de resultados
Planeta Verde participa de discussão sobre instrumentos econômicos e código florestal

Em Belém, Pará, no dia 15 de outubro, o coordenador técnico do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", Guillermo Tejeiro, apresentou os resultados preliminares da iniciativa, no Seminário "Caminhos e propostas de instrumentos econômicos para o Código Florestal do Estado do Pará”. O evento foi promovido pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia, em parceria com o Programa Municípios Verdes (PMV), do governo do estado do Pará.


Leia mais »
    5º Relatório do IPCC
Gases de efeito estufa presentes na atmosfera hoje vão afetar o Planeta por séculos

A Terra de 2300 vai estar sofrendo as consequências do modo de vida da nossa sociedade atual. Segundo dados do 5o Relatório do IPCC publicado no dia 27 de setembro, mesmo que deixemos de emitir CO2, as decorrências das emissões de Gases de Efeito Estufa serão sentidas nos próximos séculos.


Leia mais »
    Biblioteca Digital
Plano de Obama para Mudança do Clima está no acervo digital

Centralizando diversos documentos referentes à questão das mudanças climáticas, biodiversidade e Pagamento por Serviços Ambientais, a biblioteca digital do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" incorporou dois importantes documentos publicados neste ano sobre o aquecimento global. As publicações são o relatório do IPCC de 2013 e o Plano de Ação Climática do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


Leia mais »
    Rápidas
Evento, em São Paulo, discute PSA no Brasil

Vai acontecer no próximo dia 5, terça-feira, das 8h30 às 12h30, o seminário "Ações e Iniciativas de PSA no Brasil: um ano após o IV Congresso Internacional de PSA". O evento é uma realização da Vitae Civilis, Forest Trends e Fundo Vale e vai ocorrer em São Paulo, capital (Areté – Centro de Estudo Helênicos, Rua dos Macunis, 495 – São Paulo – SP). O objetivo do seminário é refletir e dar continuidade ao processo de atualização e discussão do Congresso “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico e ambiental” que foi realizado em 2012. Mais informações: eventos@vitaecivilis.org.br. Inscrições clique aqui.

Participe da seleção de artigos para os próximos e-books do Planeta Verde

Na série de e-books sobre direito e mudanças climáticas que o Instituto O Direito por Um Planeta Verde vem publicando desde 2010, está prevista mais duas publicações para os próximos meses, no âmbito do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação". Participe da seleção de textos, envie artigos até o dia 15 de novembro para o terceiro e-book do projeto. Para mais detalhes, acesse o edital.

Colóquio de Direito Ambiental da UICN vai acontecer na Espanha

O 12° Colóquio Anual da Academia de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) vai acontecer no Centro de Direito Ambiental de Tarragona (CEDAT), da Universidade Rovira iVirgili, de Tarragona, na Espanha.O evento ocorre entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2014.

Mais informações: http://bit.ly/1cLiMRz ou pradojus@gmail.com

 
Jornalista responsável: Sarah Bueno Motter
Estagiária: Contatos: mudancasclimaticas@planetaverde.org
   

Indique para amigos! Clique aqui
Caso você não queira receber mais esta newsletter clique aqui