B o l e t i m 32 - Ano 05 - Próximo e-book do Planeta Verde vai tratar sobre experiências de PSA no Brasil e na América Latina Porto Alegre, novembro de 2013.
    Editorial
Experiências de PSA no Brasil e na América Latina são tema de próxima publicação do Planeta Verde

O próximo e-book do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" vai tratar sobre iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na América Latina e no Brasil. O livro eletrônico será lançado em dezembro, contendo quatro textos acadêmicos. O Projeto também prorrogou a seleção de artigos para os próximos dois e-books que serão lançados dentro da iniciativa.

A newsletter deste mês, ainda, traz um breve panorama sobre a COP-19 que aconteceu em Varsóvia do dia 11 ao dia 23 de novembro. Nesse boletim, o leitor poderá acompanhar as atividades do Planeta Verde que vão acontecer em dezembro. Merece destaque o lançamento do novo site do Instituto que vai ocorrer no dia 8 de dezembro. Além disso, o Planeta Verde está apoiando a realização de um evento sobre o meio ambiente no Judiciário e realizando um Colóquio, em parceria com outras instituições, sobre a questão das mudanças climáticas pós-Varsóvia.

Boa Leitura!
    Publicação
PSA, na América Latina e Brasil, é tema de próximo livro eletrônico

O próximo e-book do projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" vai ser lançado em dezembro. A publicação, composta por quatro artigos acadêmicos, abordará o tema "Pagamento por Serviços Ambientais: experiências locais e latino-americanas". O e-book integra a série de livros eletrônicos sobre direito e mudanças climáticas que o Instituto O Direito por Um Planeta Verde publica desde 2010. A publicação vai trazer perspectivas do PSA em países da América Latina, como México, Equador, Colômbia e Costa Rica, e no Brasil, com os estados do Amazonas e Santa Catarina.


Leia mais »
    Conferência do Clima
Poucos avanços para conter as mudanças climáticas

A 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 19 - UNFCCC), realizada em Varsóvia, entre os dias 11 e 23 de novembro, não trouxe resultados significativos. Com o objetivo de discutir o futuro acordo climático para 2015, a Conferência que reuniu 190 países, decepcionou ONGs que esperavam negociar o documento que irá substituir o Protocolo de Kyoto e, pela primeira vez, se retiraram do evento antes do final.


Leia mais »
    Convocatória
Planeta Verde prorroga edital para seleção de artigos na área de PSA e mudanças climáticas

Um dos objetivos do Projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação", realizado pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde, é promover a difusão de conhecimentos científicos sobre do direito, mudanças climáticas e pagamento por serviços ambientais (PSA). Para isso, o Instituto está selecionando artigos inéditos no Brasil, a fim de compor e-books no âmbito do Projeto.


Leia mais »
    Portal Eletrônico
Novo site do Planeta Verde estreia em dezembro com mais benefícios para associados

O Instituto O Direito Por Um Planeta Verde (IDPV) vai lançar no dia 8 de dezembro um novo site, com mais serviços e conteúdo para visitantes e associados. Com layout moderno, a página trará notícias sobre o Instituto e temas ambientais. Também vai oferecer informações sobre a estrutura do Planeta Verde e os projetos e eventos organizados por ele.


Leia mais »
    Pós-COP 19
Evento discute Mudanças Climáticas Pós-Varsóvia

As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade. Neste contexto, o Instituto O Direito por Um Planeta Verde, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, o Ministério do Meio Ambiente, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados vão promover, no dia 6 de dezembro, o Colóquio Internacional sobre Mudanças Climáticas: A Agenda Pós-Varsóvia. O evento vai acontecer das 9h às 19h30, no Plenário da Comissão de Direitos Humanos e CPIs do Senado Federal (Plenário 2, Ala Nilo Coelho), em Brasília.


Leia mais »
    Judiciário e Meio Ambiente
Planeta Verde apoia Congresso Internacional sobre Direito Ambiental

O Instituto O Direito por Um Planeta Verde está apoiando a realização do Congresso Internacional de Direito Ambiental, com o tema O Meio Ambiente no Judiciário: Desafios e Tendências, promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. O evento vai ocorrer entre os dias 9 e 10 de dezembro, no Auditório do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, com painéis de discussão, palestras e oficinas. Há 10 vagas disponíveis para associados do Planeta Verde.

Leia mais »
 
Jornalista responsável: Sarah Bueno Motter
Estagiária: Contatos: mudancasclimaticas@planetaverde.org
   

Indique para amigos! Clique aqui
Caso você não queira receber mais esta newsletter clique aqui