Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Obama vai criar no Pacífico a maior reserva marinha do mundo - 29 de Setembro

Área de proteção estabelecida por George Bush aumentará seis vezes

Mais uma vez o presidente dos EUA vai usar seus poderes executivos e passar por cima do Congresso para fazer avançar sua agenda ambiental.

A Casa Branca anunciou na última quinta-feira que será criada a maior reserva marinha mundial no Pacífico, com a proibição da pesca e outras atividades comercias em uma vasta área populada por baleias, golfinhos e tartarugas, pontilhada de atóis de corais.

A reserva Monumento Nacional Marinho de Ilhas Remotas do Pacífico, criada por George Bush, será aumentada em seis vezes, e será de 306.000 quilômetros quadrados, no centro-sul do oceano.

Outras áreas do Pacífico também serão em breve protegidas. A pequena nação-ilha de Kiribati revelou no mesmo dia, em evento promovido em Nova York pelo secretário de estado americano John Kerry, que irá proibir a partir do ano que vem a pesca comercial em uma das últimas grandes reservas de atum no mundo.

Ambientalistas afirmaram que a medida de Obama irá consolidar seu legado. Mas notaram que o presidente reduziu drasticamente a escala intencionada por pressão da indústria de pesca.

“Temos a responsabilidade de assegurar a nossos filhos e suas famílias no futuro que tenham o mesmo oceano que nós, não para ser maltratado, mas preservado,” afirmou Kerry, segundo o Washington Post. “E estamos falando de uma área que é o dobro do estado do Texas, a ser perpetuamente protegida da pesca comercial e de outras atividades de extração de recursos, como a mineração em águas profundas.”

 

Confira a notícia no site do Planeta Sustentável

Fonte: José Eduardo Mendonça/ Planeta Sustentável
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook