Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Obsolescência Planejada é do livro que será lançado hoje por Kamila Guimarães Moraes, diretora do IDPV - 23 de Outubro

A rapidez com que um produto é atualmente descartado para ser substituído por sua versão mais nova é uma das marcas dos hábitos de consumo atual. Grande parte das mercadorias não são produzidas com base na durabilidade, mas sim para estimular o mercado para a compra. Essa prática é tema do livro “Obsolêscência Planejada e Direito: (in)sustentabilidade do consumo à produção de resíduos” da pesquisadora do Grupo Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA/UFSC) Kamila Guimarães de Moraes. A obra será lançada na quinta-feira, dia 23, às 19h na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi em Florianópolis.

Na obra, a autora traz fundamentos da Antropologia, Sociologia e Economia para explicar como se dá a prática da obsolescência planejada. Através da teoria da sustentabilidade, Moraes também faz uma análise dos intrumentos legais que servem de apoio ao enfrentamento desta prática, como o Código de Defesa do Consumidor e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Kamila Guimarães Moares é mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda do Programa Direito, Política e Sociedade da mesma instituição. Moraes é diretora e membro do conselho editorial do Instituto O Direito por Um Planeta Verde. Além de fazer parte do conselho científico da Revista de Direito Ambienta (Editora RT), atua como advogada e professora.

O Livro “Obsolêscência Planejada e Direito: (in)sustentabilidade do consumo à produção de resíduos” da Editora Livraria dos Advogados será vendido em todo o Brasil e estará disponível na versão digitalizada pela página da editora na internet e demais sites de vendas.

Fonte: Ana Luísa Funchal
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook