Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Mudança do clima está diretamente ligada a calor extremo na Europa - 19 de Dezembro

Cientistas do clima da Austrália, Reino Unido e Holanda concordam que 2014 vai ser o ano mais quente registrado na Europa. Eles trabalharam simultaneamnte, usando três métodos diferentes, para chegaram à mesma conclusão: a Europa está ficando mais quente, e a culpa é da atividade humana.

O novo recorde é certo, segundo Dabid Karoly, professor da Universidade de Melbourne. “Está claro que as influências humanas sobre o clima são o fator dominante na quebra de recordes anteriores de temperatura na região”, afirmou ele hoje.

“Esta é mais uma evidência de que a mudança do clima afeta todas as partes do planeta e uma indicação do que precisamos de ações urgentes para desacelerar o aquecimento, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa”, disse.

As três equipes do projeto de pesquisa, uma iniciativa da Climate Central, são do Instituto Real de Meteorologia da Holanda, da Universidade de Oxford, e da Universidade de Melbourne e trabalham com a Universidade Nacional da Austrália. Seu trabalho consiste em examinar eventos extremos do tempo e determinar o papel da mudança do clima. No passado, esta atribuição tomava muito mais tempo, mas o novo esforço pretende estabelecer a ligação em prazos bem mais curtos após a ocorrência dos eventos.

Os cientistas de Melbourne usaram centenas de simulações de modelos do clima e descobriram que as chances de as temperaturas na Europa atingirem este nível foram aumentadas em pelo menos 35 vezes, por causa da influência humana. Seus colegas holandeses utilizaram registros de temperaturas observadas na região e estimaram que as chances de um ano muito quente como este na área aumentou 80 vezes, pela mesma razão. Os pesquisadores de Oxford usaram uma rede de computadores (weather@home) para simular possíveis eventos do tempo europeus, baseados em temperaturas observadas no oceano, com conclusões semelhantes.

Dezenove países europeus estão a caminho de ter seu ano mais quente da história registrada: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Reino Unido, informa a Climate Central.


Confira a notícia do site do Planeta Sustentável

Fonte: José Eduardo Mendonça/ Planeta Sustentável
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook