Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Buenos Aires decreta fechamento de zoológico da cidade - 24 de Junho

O governo da cidade de Buenos Aires anunciou nesta quinta-feira o fechamento do zoológico da capital argentina, que funcionava desde 1875 em Palermo, devido ao "estado" das instalações onde os animais vivem e revelou que o local se tornará um eco parque que promoverá a educação ambiental.

"Acreditamos que não dá mais para termos animais neste estado", disse o chefe do governo da cidade, Horacio Rodríguez Larreta, em entrevista coletiva para informar sobre o encerramento das atividades do zoo.

Ele negou que exista a possibilidade de usar o espaço de 18 hectares, em um dos bairros mais nobres da cidade, para um empreendimento imobiliário, já que o eco parque estará inserido dentro do "caminho de inovação" que transita a cidade em relação ao seu entorno.

"Hoje, apontamos a uma sociedade que valoriza a sustentabilidade, que prioriza o meio ambiente e este espaço não é a melhor maneira", disse ele.

O zoológico permanecerá fechado até 18 de julho, quando reabrirá como eco parque e investirá o dinheiro dos ingressos para transformar o espaço e transferir os 2.400 animais que lá vivem para outro local, segundo a agência estatal "Télam". A nova moradia ainda não foi definida, mas a previsão é de que eles sejam levados, inicialmente, para a reserva natural que a cidade possui.

"Estamos falando também com outras reservas do país e do exterior e com santuários nacionais e internacionais", disse o ministro de Modernização, Inovação Tecnologia, Andy Freire, destacando que 11 animais terão prioridade na transferência por conta de seu estado crítico.

Desta maneira, a gestão do lugar, que desde 1991 estava nas mãos da concessionária Jardín Zoológico de Buenos Aires S.A, passa a ser assumida pelo governo da cidade.

A polêmica pelas condições nas quais vivem os animais no zoológico da capital argentina cresceu no final de 2014, quando a Associação de Funcionários e Advogados pelos Direitos dos Animais (Afada) conseguiu que a Justiça admitisse um "habeas corpus" que reconhecesse os direitos da orangotango Sandra como "sujeito não humano".

A Afada a considerava "privada ilegalmente de liberdade" e pediu sua libertação do espaço. Além disso, em outubro de 2015, um filhote de girafa de duas semanas morreu no zoológico por conta de sérias deficiências de nutrição que a equipe veterinária não conseguiu resolver.

Confira a notícia na página da Exame 

Fonte: EFE/ Exame
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook