Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas - 22 de Agosto

Patrimônio Cultural da Humanidade e uma das áreas protegidas mais importantes do país, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, foi homenageado pela cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, realizado na noite deste domingo (21). Pinturas rupestres dos sítios arqueológicos foram exibidos no Maracanã, palco da festa.

A Serra da Capivara abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas.

A celebração acontece no momento em que o parque vive mais um momento de crise, gerada após o repasse de verbas do governo a entidade que mantém o parque funcionando ter sido bloqueada pela Justiça. Isto aconteceu porque o contrato entre o ICMBio e a Fundham foi encerrado em 2015 e a burocracia não se mexeu para regularizar novamente a situação. Na terça-feira (16), após ser obrigada a dispensar mais funcionários por falta de verba, a arqueóloga Niède Guidon anunciou que deixaria a administração da fundação e que fecharia as portas do parque.

O Serra da Capivara continuou aberto apenas porque o Instituto Chico Mendes (ICMBio) deslocou os funcionários terceirizados do órgão para as guaritas de entrada da área protegida, função normalmente exercida pelos funcionários da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), que administra a área de visitação do parque.

Na quarta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou o repasse emergencial de R$ 1 milhão tirado do próprio orçamento para que o parque continue aberto.

Confira a matéria na página do O Eco 

Fonte: ((o))eco
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Telefone: (11) 5575.4255 | Fax: (11) 5575.8072
Fale com o IDPV por Watsapp: (11) 98928.5985
Redes Sociais Facebook