Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias do instituto
Voltar
Seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais acontece quinta-feira, com transmissão ao vivo - 22 de Abril

O evento vai ser transmitido ao vivo pela web, possibilitando participação de internautas que poderão enviar perguntas à mesa de discussão

Nesta quinta-feira, 24, das 9h às 18h, acontece o seminário Sistemas Estaduais de Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação. O evento, aberto ao público, é promovido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde (IDPV), juntamente com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e ocorrerá no Anexo II, do Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, com transmissão ao vivo.

O seminário marca o encerramento do projeto Sistemas Estaduais de PSA: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação, realizado pelo IDPV, durante o ano de 2013, e financiado pelo Fundo de Direitos Difusos. As pesquisas do projeto envolveram seis estados brasileiros (Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre e Amazonas) com leis de Pagamento por Serviços Ambientais em vigor desde 2010, contemplando o exame da legislação estadual e entrevistas com autoridades estaduais e beneficiários dos programas. O resultado da pesquisa será apresentado durante o evento, com o lançamento do relatório final da iniciativa.

Transmissão ao vivo

Para quem não puder comparecer, o seminário será transmitido ao vivo pelo portal E-democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/). O site é uma sala de bate papo que tem o objetivo de proporcionar a interação entre aqueles que não estão presentes no espaço físico do evento. Os participantes poderão formular perguntas que podem ser direcionadas à mesa de discussão, após efetuar cadastro no portal. Além disso, o seminário também será transmitido pelo site http://www.camara.gov.br/internet/agendacamara/ .


Pagamento por Serviços Ambientais

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é uma remuneração com o objetivo de fomentar uma conduta preservacionista. Agricultores familiares e comunidades tradicionais podem receber incentivos para manter em suas propriedades o funcionamento de serviços ecossistêmicos essenciais como a água limpa, o ar puro e a retenção de carbono pela vegetação. Essa abordagem de gestão ambiental é recente no Brasil, na América Latina os primeiros sistemas de PSA surgiram na metade da década de 1990.

Programação completa do Seminário.


O Quê: Seminário Sistemas Estaduais de PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Aprendidas e Desafios para Futura Legislação

Quando: 24 de abril, das 9h às 18h

Onde: Anexo II, Plenário 2 da Câmara dos Deputados em Brasília/DF

Evento aberto ao público
 

Fonte: Redação Planeta Verde
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook