Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias do instituto
Voltar
Biblioteca do Planeta Verde inclui novos estudos - 06 de Novembro

A biblioteca virtual do Planeta Verde agora tem novidades. São dois relatórios sobre as mudanças climáticas e um artigo sobre Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

O Futuro Climático da Amazônia

Desmatamento, exploração energética e pecuária estão entre as atividades responsáveis pela maior. Na última quinta-fera, dia 30, o pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Antonio Donato Nobre lançou o relatório O Futuro Climático da Amazônia com diversos estudos e sobre o papel da Amazônia no sistema climático.


Para o pesquisador a destruição foi tanta que o desmatamento zero já não basta, é preciso iniciar um processo de recuperação da área destruída. O estudo também revela os impactos da destruição e do fogo para o bioma e a relação dessas ações com as chuvas do Sudeste, isso porque a floresta exporta essa umidade por meio de rios aéreos de vapor, os chamados “rios voadores”.


O estudo pedido pela Articulação Regional Amazônica (ARA) e contou com o apoio do ISA, da Iniciativa Amazônia do WWF, do Observatório do Clima e do ICV.

5º Relatório Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)

No mesmo sentido, foi divulgado neste domingo a síntese do 5º Relatório Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) em Copenhague. Um pouco mais otimista que o relatório do pesquisador do INPE, a síntese mostra que caso não sejam tomadas medidas imediatas, as ações de adaptação não serão mais suficientes.

Para Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, ainda há maneiras de conter as mudanças climáticas, mas, no entanto, essas mudanças só serão possíveis com o engajamento de toda a comunidade internacional. Entre as conclusões alcançadas a síntese mostra que a produção de energia representa 47% da emissão global de carbono e o mar se elevou em 19 centímetros de 1991 e 2010. Além disso, o relatório prevê que mesmo limitando o aquecimento a 2ºC, ainda haverão consequências, como ondas de calor frequentes e precipitações extremas.


Os dois materiais estão disponíveis para download e já integram a biblioteca virtual do Planeta Verde. Além disso, também foi incluído um artigo que avalia os desdobramentos nacionais dos compromissos assumidos na Convenção sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

Controle da convencionalidade de planos de ação, diretrizes e normas para cumprimento dos compromissos da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs)

Intitulado Controle da convencionalidade de planos de ação, diretrizes e normas para cumprimento dos compromissos da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) no Brasil: o papel da sociedade civil, o documento escrito por Gisela S. de Alencar Hathaway apresenta a divergência entre o conteúdo técnico e disposição para o cumprimento das regras.

Código Florestal: por um debate pautada em ciência 

 
O ebook Código Florestal por um debate pautado em ciência é uma realização do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em parceria do Observatório do Cógo Florestal e trata das mudanças no Código após a aprovação da Lei nº 12.652/12 a partir da análise de diversos estudos científicos.

 

Fonte: Ana Luísa Funchal/ Planeta Verde
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook