Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Gigantes da indústria alimentícia poluem mais que a maioria dos países - 11 de Setembro

Os dez gigantes da indústria alimentícia emitem, juntos, uma quantidade de gases relacionados ao efeito estufa maior que a maioria dos países do mundo. A denúncia é da organização Oxfam, que divulgou um relatório no qual pede a estas empresas um maior compromisso para reduzir o impacto ambiental.

A organização assegura que as emissões combinadas da Associated British Foods, Coca-Cola, Danone, General Mills, Kelloggs, Mars, Mondelez International, Nestlé, PespiCo e Unilever totalizam 263,7 milhões anuais de toneladas de gases causadores do efeito estufa, número equivalente às do 25 países mais poluentes do mundo e superam as da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega juntos.

No documento,a Oxfam aponta especialmente às emissões derivadas da produção de matérias-primas agrícolas por parte destas companhias, que habitualmente ficam fora de seus planos para reduzir seu impacto ambiental. Segundo o relatório, as dez empresas poderiam cortar suas emissões em 80 milhões de toneladas adicionais desses gases até 2020, o que equivaleria a eliminar todos os carros que circulam em Los Angeles, Pequim, Londres e Nova York.

Esse objetivo poderia ser alcançado desde que todas essas companhias se comprometessem à redução das emissões agrícolas que anunciou uma delas, PepsiCo. Ao mesmo tempo, a Oxfam convoca estas multinacionais a pressionar seus fornecedores para que também se comprometam a reduzir seu impacto

Impacto econômico A ONG lembra, além disso, os problemas que a mudança climática causa às indústrias alimentícias através de tempestades, inundações, secas e padrões meteorológicos em transformação. Segundo a Oxfam, isto contribuirá para encarecer os preços dos alimentos e aumentar a fome no mundo.

O estudo assegura que o preço de produtos como os cereais Kellogg's Corn Flakes e os da empresa General Mills poderia subir até 44% nos próximos 15 anos como consequência da mudança climática.

"Muitos dos gigantes da alimentação e da bebida estão cruzando os dedos e confiando que a mudança climática não afetará o sistema alimentício imaginando que outros o regulem", disse em comunicado a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima. Por isso, pediu às grandes empresas do setor que se envolvam e utilizem sua influência para mudar as coisas.

A Oxfam, de fato, louva o foco que Unilever, Coca-Cola e Nestlé estão mostrando na luta contra a mudança climática, mas ressalta que segue havendo "muita margem de melhora". Ao mesmo tempo, aponta a Kellogg's e General Mills como "dois dos piores" em assuntos relacionados com a mudança climática.

Fonte: Agência EFE
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook