Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias Ambientais
Voltar
Renovação dos recursos consumidos em 2015 no planeta se esgota nesta 5ª - 13 de Agosto

Todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano serão consumidos até o final desta quinta-feira (13), segundo estimativa da ONG Global Footprint Network. Trata-se do "dia da sobrecarga ecológica" ou "overshoot day", em inglês. A partir deste dia até o final do ano a humanidade tem uma dívida ecológica, pela incapacidade do planeta de renovar os recursos naturais que serão consumidos nesse período.

Segundo a Global Footprint Network, o "dia da sobrecarga ecológica" tem ocorrido cada vez mais cedo, sinal de um consumo cada vez mais deslocado em relação aos recursos disponíveis.

De acordo com Global Footprint Network, seria necessário 1,6 planeta para atender às necessidades atuais da humanidade. A ONG leva em conta em seus cálculos a pegada de carbono, os recursos consumidos pela pesca, pecuária, agricultura, construção, bem como água.

No ano passado, este momento ocorreu em 17 de agosto, lembra em um comunicado a ONG com sede na Califórnia que divulga essa avaliação todos os anos, às vezes corrigindo ligeiramente, retrospectivamente, as datas anunciadas em anos anteriores em razão dos avanços na metodologia e atualizações dos dados.

Em 1970, o "dia da sobrecarga ecológica" ocorreu em 23 de dezembro. Mas, desde então, a data continua em declínio: 3 de novembro de 1980, 13 de outubro de 1990, 4 de outubro de 2000, 3 de setembro de 2005, 28 de agosto de 2010.

Este ano, "demorou menos de oito meses para a humanidade consumir todos os recursos naturais renováveis que a Terra pode produzir em um ano", lamenta Global Footprint Network, "uma clara indicação de que o processo de esgotamento dos recursos naturais se acelera".

"Isso mostra o ritmo acelerado e insustentável de desenvolvimento global", ressalta Pierre Cannet, responsável de energia e clima da WWF França.

De olho em 2030

"Nós estamos em uma ladeira. Até 2030, corremos o risco de chegar a um hiperconsumo em junho", disse à agência France Presse, expressando a esperança de que "as metas ambiciosas de redução das emissões de CO2" adiem a data do "overshoot day".

Os países da ONU negociam o mais ambicioso acordo para lutar contra o aquecimento climático, que substituirá o protocolo de Kyoto para os anos posteriores a 2020. As nações trabalham para assinar o documento na 21ª Conferência do Clima que será realizada em dezembro em Paris. O objetivo é evitar que a temperatura do planeta aumente mais que 2ºC até o final deste século.

Em 2030, se as emissões globais de gás carbono (CO2) não diminuir, a população mundial terá engolido seu "orçamento ecológico" já em 28 de junho.

No entanto, "se reduzirmos nossas emissões de CO2 em 30%" em relação ao seu nível atual, o "dia da dívida ecológica" será diminuído para 16 de setembro, de acordo com a ONG.

"Reduzir as emissões de carbono não só permitiria diminuir o aquecimento global", objetivo da Conferência do Clima em Paris, mas também "reduzir a pegada ambiental em escala mundial", ressalta Global Footprint Network.

"A redução da demanda humana por recursos naturais (...) representa a primeira oportunidade séria de reduzir o déficit ecológico que cresce de forma irrevogável desde os anos 1970", acrescenta.

Confira a notícia no site do Globo Natureza 

Fonte: France Press (AFP)- Publicado no Globo Natureza
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook