Área do Associado
Esqueceu sua senha. Clique aqui
Fechar
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail e lhe enviaremos uma nova senha.
Enviado com sucessso !
Verifique seu e-mail.
E-mail não encontrado
Fechar
Faça seu Login e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Acompanhe

Notícias do instituto
Voltar
Vai participar do Prêmio Jospe Bonifácio de Andrada e Silva? Confira um FAQ com as principais dúvidas sobre a submissão dos ensaios - 03 de Março

Dia 7 de abril é o prazo final para a submissão dos Ensaios que concorrerão ao Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva. Confira aqui um FAQ sobre a submissão e não perca nenhum detalhe.


Ensaios Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva


  • Quais são as categorias do prêmio?


O prêmio está dividido em sete categorias. O candidato deve se inscrever, obrigatoriamente, na categoria de maior titulação. Para fazer a inscrição é preciso apresentar alguns documentos, entre eles:

1) Estudante de Graduação: destinado a alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de Graduação e não possuam grau de titulação maior- Comprovante de matrícula;
2) Estudante de Especialização: destinado a alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de Especialização e que não possuam grau de titulação maior- Comprovante de matrícula;
3) Estudante de Mestrado: destinado a alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de Mestrado e que não possuam grau de titulação maior- Comprovante de matrícula;
4) Estudante de Doutorado: destinado a alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de Doutorado e que não possuam grau de titulação maior- Comprovante de matrícula;
5) Especialista: destinado a profissionais que possuam o título de Especialista- Cópia do certificado, diploma ou comprobatória de conclusão;
6) Mestre: destinado a profissionais que possuam o título de Mestre- Cópia do certificado, diploma ou comprobatória de conclusão;
7) Doutor: destinado a profissionais que possuam o título de Doutor- Cópia do certificado, diploma ou comprobatória de conclusão;

 

  • Quais os temas desta edição?

Periodicamente, alguns temas de destacada importância para o desenvolvimento do Direito Ambiental e considerados de interesse jurídico relevante para o aperfeiçoamento da pesquisa na área são indicados para a premiação. São os temas desta edição:

a) Consumo sustentável de alimentos e segurança alimentar.
b) Consumo sustentável de água: resiliência e mitigações.
c) Direito, Publicidade, Economia e felicidade na sociedade de consumo.
d) Produção e Consumo sustentáveis, resíduos e justiça socioambiental.
e) Energia e Consumo sustentável em Políticas Públicas.

  • Os orientadores dos ensaios também recebem prêmios?

Os orientadores dos candidatos inscritos nas categorias “estudantes” receberão um certificado do Instituto “O Direito por um Planeta Verde” como forma de reconhecimento pelo trabalho. Lembramos que os membros da Comissão Julgadora que tiverem orientado candidatos habilitados estarão impedidos de avaliar os ensaios acadêmicos por eles submetidos.

  • Quantos ensaios posso enviar?

Cada candidato(a) poderá concorrer com apenas um ensaio acadêmico e em apenas uma categoria.

  • Posso fazer com co autoria?

Os ensaios devem ser inéditos e individuais, ou seja, não serão admitidos trabalhos desenvolvidos em co-autoria.

  • O mesmo tema do ensaio pode ser usado como tese?

Ensaios submetidos ao Prêmio não poderão ser apresentados na forma de tese para os Congressos de Estudantes e Brasileiro de Direito Ambiental, sob pena de desclassificação.

  • Como faço para enviar?

Para inscrever-se no IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, o candidato deve entregar, no ato da inscrição, toda a documentação exigida, como a seguir estabelecido:

a) Ensaio acadêmico, obrigatoriamente inédito e individual, elaborado em forma de texto e entregue em 2 (duas) vias, sendo 1 (uma) delas em formato eletrônico e 1 (uma) em formato impresso, contendo título, sem identificação do autor, sem indicação de sua origem acadêmica e observadas as especificações previstas no item 7 deste Edital;

 

O formato eletrônico deve ser enviado em formato digital (pdf) para o endereço de e-mail josebonifacio@planetaverde.org, especificando como assunto: "IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva"

 

O formato impresso à Secretaria do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva com o sguinte remetente:

 

À Secretaria do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva
Instituto "O Direito por um Planeta Verde"
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, nº 416, Vila Mariana, São Paulo-SP
CEP 04012-080


b) Comprovante de matrícula para alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado/ Cópia do certificado, diploma ou comprobatória de conclusão para mestres, doutores e especialistas.

c) Ficha de inscrição, disponível no site do IDPV, http://www.planetaverde.org/biblioteca-virtual/documentos, devidamente preenchida.

O ensaio acadêmico, a ficha de inscrição e os demais documentos exigidos por este Edital deverão submetidos até o dia 7 de abril de 2015.

É importante salientar que os autores dos ensaios acadêmicos vencedores cederão seus direitos autorais, sem qualquer ônus, à instituição promotora do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva no ato da inscrição.

  • Qual a formatação que devo usar?

O ensaio acadêmico deve constituir uma contribuição original e crítica, não se limitando, portanto, a uma mera revisão bibliográfica do tema abordado. Deve observar as seguintes normas de publicação:

1. Formatação exigida para os ensaios
(a) Tamanho do papel: A4;
(b) Tamanho do texto: mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas;
(c) Margens: superior e inferior de 2,0cm, esquerda e direita de 3,0cm;
(d) Alinhamento: justificado;
(e) Fonte: Times New Roman, normal, tamanho 12 para título, corpo de texto, citações e sumário; tamanho 11 para citações com mais de 3 linhas; e tamanho 10 para notas de rodapé (não utilizar notas de fim);
(f) Espaçamento entre linhas: 1,5;
(g) Destaques em itálico (não utilizar negrito e sublinhado);
(h) Citações: entre aspas e sem recuo para citações diretas de até 3 linhas; sem aspas, espaçamento simples e com recuo de 4cm para citações diretas com mais de 3 linhas; estilo autor-data. Ex. (LEITE, 2012, p. 13). Pode usar nota de rodapé para comentários e observações.

2. Ordenação do ensaio
(a) Título do ensaio em português, centralizado, em negrito e com fonte tamanho 12;
(b) Título do ensaio em inglês, centralizado e com fonte 11;
(c) Sumário. Ex: Introdução; 1. Desenvolvimento; 1.1. Desenvolvimento; 1.2. Desenvolvimento; 2. Desenvolvimento; 2.1. Desenvolvimento; 2.2. Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento; 3.1. Desenvolvimento; Conclusão; Referências bibliográficas.
(d) Introdução, sem numeração e em negrito;
(e) 1. Desenvolvimento, com numeração e em negrito;
(f) Conclusão, sem numeração e em negrito;
(g) Referências bibliográficas.

3. Dados de identificação em folha de rosto
(a) Nome, titulação, profissão, endereço, telefone e endereço eletrônico do(a) autor(a) do ensaio
(b) Lista de 05 palavras-chave em português e em inglês.
(c) Resumo do artigo em português e em inglês de, no máximo, 10 linhas

  • Quais são os prêmios?

Haverá 3 (três) classificados em cada categoria e a premiação contemplará aqueles que ficarem em primeiro lugar em cada uma dessas categorias. Sendo assim, haverá a premiação de até 7 (sete) ensaios acadêmicos, um em cada uma das categorias.

Os ensaios acadêmicos vencedores do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva receberão os seguintes prêmios:

1. Para os primeiros colocados de cada categoria:
a) R$ 1.000,00 (mil reais);
b) publicação do ensaio pela Editora RT;
c) certificado de premiação; e
d) placa comemorativa.

2. Para todos, classificados e ganhadores:
a) isenção do pagamento de taxas de associado do IDPV;
b) isenção de taxas de inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e Internacional de Direito Ambiental; e
c) certificado de classificado.

Os candidatos que ficarem em primeiro lugar deverão apresentar seus ensaios no dia 23 de maio de 2015, sob pena de não receberem a premiação constante neste Edital. A publicação do ensaio pela Editora RT será realizada em publicação especial, de acordo com normas e cronograma estabelecido pela Editora.

Serão considerados classificados os dois primeiros candidatos que sucederem o vencedor do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva. Estes candidatosreceberão um certificado de premiação.

  • Como e quando será a divulgação dos premiados?


A lista contendo o nome dos classificados e vencedores do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva será publicada no site do IDPV até o dia 1º de maio de 2015.

Os prêmios serão entregues no dia 24 de maio de 2015 em cerimônia específica no Palácio dos Bandeirantes, deixando-se registrado que é obrigatória a presença dos premiados – vencedores e classificados nesta cerimônia, para recebimento dos certificados, placas e devidas homenagens.

Caso ainda haja alguma dúvida, é só entrar em contato pelo josebonifacio@planetaverde.org

 

Fonte: Planeta Verde
Instituto "O Direito por Um Planeta Verde" © 2008
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 | Vila Mariana | São Paulo/SP
Fale com o IDPV por telefone ou WatsApp: (11) 91338.2681
Redes Sociais Facebook