Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

13/11/2013

Estudo confirma que reduzir emissões afetaria temperatura


Visando investigar os impactos da liberação de gases do efeito estufa pelas atividades humanas sobre o clima, pesquisadores analisaram episódios como o corte no uso de substâncias nocivas à camada de ozônio e períodos de diminuição da produção industrial e concluíram que esses eventos contribuíram para a queda nas temperaturas.

Eles afirmam que o aquecimento do sistema climático em 0,8°C ao longo do século 20 é inequívoco, porém que a atribuição deste fato às atividades humanas continua menos clara, especialmente devido a aparente diminuição do ritmo de aquecimento desde o final dos anos 90.

Assim, Francisco Estrada, pesquisador da Universidade Livre de Amsterdam e da Universidade Nacional Autônoma do México, e alguns colegas, resolveram aplicar métodos estatísticos avançados, sem utilizar modelagens climáticas, para avaliar a força radioativa – o efeito do aquecimento sobre o clima – e séries temporais de temperaturas ao longo do século 20.

O estudo, publicado no periódico Nature Geoscience, mostra que as tendências em longo prazo no total da força radioativa e das temperaturas têm sido amplamente determinadas pelas concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa, e modeladas por outros fatores radiativos.

Um aumento marcado nas taxas de crescimento da temperatura e da força radiativa foi identificado em torno de 1960, que marca o início da presença de um aquecimento consistente.

As análises também revelam a contribuição de intervenções humanas em dois períodos quando o ritmo de aquecimento diminuiu:

- Desde a década de 1990, com a redução das emissões de substancias nocivas à camada de ozônio decorrente da regulamentação pelo Protocolo de Montreal, e com o corte nas emissões de metano;

- Meados do século 20, quando as duas Guerras Mundiais e a Grande Depressão contribuíram para uma redução nas emissões industriais.

“Concluímos que cortes nas emissões de gases do efeito estufa são efetivos na diminuição da taxa de aquecimento em curto prazo”, afirmam os cientistas.

Leia o estudo: Statistically derived contributions of diverse human influences to twentieth-century temperature changes

Fonte: Fernanda B. Müller / Instituto CarbonoBrasil / Mercado Ético


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.