Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

10/12/2008

ONU define que países em desenvolvimento precisarão cortar emissões


A conferência sobre clima da ONU, que acontece em Poznan (Polônia), foi destravada ontem (10/12) por um acordo, que, pela primeira vez, vincula os países em desenvolvimento às metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, antecipou hoje a delegação espanhola.

O compromisso, que será ratificado ainda nesta quarta-feira, servirá de base para as negociações que acontecerão ano que vem na cúpula de Copenhague, na qual deverá ser aprovado um acordo internacional a vigorar a partir de 2012, quando expira o Protocolo de Kioto.

A extensão do pacto para a redução das emissões aos países mais pobres fez com que nações como Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que ontem colocaram a cúpula em risco, aderissem ao compromisso.

Na terça, esses quatro Estados se opuseram à inclusão na declaração final do encontro de qualquer referência a um compromisso que obrigasse os países industrializados a, até 2020, reduzir suas emissões em até 40%, caso os países mais pobres não se unissem ao esforço.

A secretária de Estado para a Mudança Climática da Espanha, Teresa Ribera, disse em entrevista coletiva que o acordo leva em conta as considerações do Grupo Intergovernamental de Mudança Climática da ONU (IPCC) para que a temperatura do planeta não suba mais de 2° C ao ano.

De acordo com o compromisso alcançado hoje, até 2020, os países em desenvolvimento terão que reduzir entre 15% e 30% suas emissões. Os números para as nações industrializadas foram mantidas.

Fonte: AmbienteJá/Efe/Yahoo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.