Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

13/12/2008

Al Gore emociona platéia e elogia Brasil na Conferência do Clima


Prêmio Nobel da Paz cita Obama, Gandhi e Luther King e encerra seu discurso dizendo "Yes, we can" (Sim, nós podemos).

O prêmio Nobel da Paz e uma das principais lideranças mundiais no combate às mudanças climáticas, Al Gore, esquentou as negociações no último dia da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, que ocorre em Poznan, na Polônia. Nesta conferência, espera-se que sejam traçadas as linhas gerais para um novo tratado global para redução das emissões dos gases do efeito estufa, que ficará em vigor entre 2012 e 2020. Esse novo tratado está sendo negociado tendo como base as evidências científicas de que o aquecimento global é causado pela atividade humana e que um aumento da temperatura para além dos 2 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais podem ter conseqüências dramáticas, colocando o futuro da humanidade em risco.

Durante seu discurso, Gore sensibilizou a platéia em Poznan inúmeras vezes e disse que em momentos como esse é comum termos medo, termos dúvidas. Mas, que também é importante termos coragem. "Tenho muita esperança no coração e vejo que há um esforço global para salvar a nossa casa, o planeta Terra", ressaltou Gore, dizendo que essas negociações sobre o clima ultrapassam a esfera política e consistem em um desafio espiritual. Inspirado, Gore citou Gandhi e Luther King, comovendo a platéia. "Gandhi costumava dizer uma palavra Satyagraha, que significa a força da verdade, que é maior do que todas as forças",exclamou.

O Brasil foi elogiado por Al Gore por ter assumido metas de redução de desmatamento. "O Brasil propôs um novo plano de combate ao desmatamento impressionante", ressaltou Gore, seguido por longos aplausos da platéia. Ele também sublinhou o importante anúncio feito pelo governo chinês de que o país, cuja economia mais cresce no mundo, investirá US$ 600 bilhões nos próximos dois anos em projetos de energia limpas e sustentáveis. Para Gore, a iniciativa do Brasil e da Chiva devem servir de modelo para os outros países.

Obama

Al Gore foi enfático em dizer que o novo presidente americano Barack Obama está engajado no combate às mudanças climáticas e comprometido com a adoção de fontes de energia renováveis e projetos sustentáveis nos Estados Unidos. "É momento de transformarmos a nossa indústria em uma indústria limpa". "É momento de adotarmos um acordo verde para o mundo (green new deal)". Gore afirmou que agora os Estados Unidos está engajado e trabalhará junto com outros países para chegar a um acordo em Copenhagem (em dezembro de 2009, na próxima conferência do Clima). Ele finalizou seu discurso com as palavras mais entoadas pelos democratas durante as eleições norte-americanas: "Yes, we can"(Sim, nós podemos).

Por: Juliana Radler, especial para a Envolverde/Rebia, jornalista e documentarista da Sumaúma Documentários Socioculturais e Ambientais e está em Poznan, Polônia, acompanhando a Conferência do Clima.

Fonte: Envolverde/O autor


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.