Realización:

Derecho y Cambio Climático en los Países Amazônicos

El Proyecto Derecho y Cambio Climático en los Países Amazónicos, coordinado por el Instituto O Direito por um Planeta Verde, tiene como finalidad fomentar el desarrollo de instrumentos normativos relacionados al cambio climático en los siguientes países: Bolivia, Brasil, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela, integrantes del Tratado de Cooperación Amazónica. LEIA MAIS

noticias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

25/11/2013

COP 19 estabelece Mecanismo de Varsóvia


Ferramenta tem como objetivo lidar com os impactos das mudanças climáticas, no entanto ainda existem dúvidas sobre como será a capitalização desse novo instrumento

As delegações dos 190 países reunidos na Polônia para a Conferência do Clima da ONU (COP 19) concordaram em criar o Mecanismo de Varsóvia, que visa disponibilizar ajuda para as nações impactadas pelas mudanças climáticas.

O texto sobre "Perdas e Danos" foi aprovado depois de muitas discussões e emendas, mas acabou ficando bastante vago e sem ambição. Por exemplo, sobre a capitalização do novo mecanismo, o texto apenas pede por contribuições, sem compromissos.

Além disso, prevaleceu a vontade dos Estados Unidos e o mecanismo será alocado sob a estrutura de adaptação. Isso significa que os paises ricos poderão destinar para ele recursos já prometidos para ações de adaptação climática.

O texto sobre "Perdas e Danos" será revisto em 2016.

De qualquer forma, e mesmo considerando os avanços para o REDD+, a COP 19 será lembrada como uma decepção. As negociações para o acordo climático global pouco progrediram, levando inclusive as ONGs que acompanhavam o evento a abandoná-lo.

Fonte: Fabiano Ávila / Instituto CarbonoBrasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este sitio tiene la finalidad de difundir informaciones sobre derecho y cambio climático. Por esta razón, las opiniones manifestadas en los documentos encontrados en el sitio no necesariamente reflejan la posición del Instituto O Direito por Um Planeta Verde sobre el tema.