Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

19/05/2010

Coordenadora técnica do Projeto palestra no Equador


A Coordenadora Técnica do Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, Paula Lavratti, proferiu palestra na IV Conferencia Internacional de Derecho Económico, realizada pela Universidad Andina Simón Bolívar, de 3 a 6 de maio, no Equador, com o tema “Calentamiento Global e Iniciativas Institucionales”.

Em sua explanação, Paula Lavratti considerou que os países amazônicos, apesar de compartilhar a mesma floresta, têm realidades bastante distintas e vivem estágios diferentes de organização e atuação frente às mudanças climáticas: “Enquanto alguns ostentam consideráveis níveis de emissão, em especial o Brasil, outros são mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, demandando maiores esforços de adaptação”.

Para ela, a estratégia de combate às mudanças climáticas passa pela adoção de ações nos mais variados setores, o que implica uma reciclagem dos diversos ramos do Direito, de forma a incluir o tema nas discussões e legislações. No entanto, afirma a Coordenadora, de pouco vale para o ambiente e para a sociedade normas modernas sem a sua implementação. Tal situação constitui-se num obstáculo para que efetivamente se possam ver os resultados de mitigação e adaptação advindas de tais normas.

A IV Conferência teve como tema “Os novos papéis do Estado na economia: política fiscal, empresa, ambiente e integração” e constituiu-se um espaço de debate acadêmico sobre problemas jurídicos e econômicos da atualidade, como o papel do Estado, da empresa, do comércio internacional e da tecnologia.

Fonte: Adriana Vargas/ Redação Planeta Verde


Foto: Divulgação Planeta Verde

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.