Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

15/04/2013

Biblioteca virtual centraliza documentos sobre Pagamento por Serviços Ambientais


Já são mais de 40 documentos disponíveis com diversas temáticas relacionadas ao PSA

Ao encontro do objetivo de difundir informações sobre Pagamento por Serviços Ambientais, o projeto "Sistemas estaduais de PSA: diagnóstico, lições aprendidas e desafios para a futura legislação" está atualizando a biblioteca digital do site http://www.planetaverde.org/clima . Diversos documentos sobre os serviços ecossistêmicos estão sendo colocados a disposição para download.

Destacamos o texto de discussão de Daniel Caixeta Andrade e Ademar Ribeiro Romeiro, intitulado "Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano". O documento aborda, desde o conceito básico de ecossistema até a descrição de modelos de mensuração de valores dos serviços ambientais, trazendo elementos para uma reflexão complexa das relações dos sistemas naturais e humanos.

Também está disponível para download o trabalho do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), intitulado "Marco Regulatório sobre Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil". A pesquisa analisou 28 iniciativas regulatórias no Brasil, nos ambitos estadual e federal. O estudo considera nove componentes essenciais para um regime jurídico de PSA: o arranjo institucional; tipos de serviços ambientais abrangidos; fontes de recursos; beneficiários; categorias fundiárias elegíveis para os programas; requisitos de acesso ao recebimento de benefício; remuneração e critério de cálculo; sistemas de verificação de prestação do serviço; e salvaguardas socioambientais.

Os documentos também abordam questões sobre a biodiversidade, gestão dos ecossistemas e mudanças climáticas. Os textos são de diversas instituições ao redor mundo, trazendo as mais variadas perspectivas sobre PSA, aquecimento global e ecossistemas, a fim de dar ferramentas teóricas e técnicas para os operadores de direito e pesquisadores de áreas ligadas ao PSA.

Fonte: Sarah Bueno Motter/ Redação Planeta Verde


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.