Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

09/07/2013

Meta de 2°C de aquecimento é "apenas metade do que é necessário"


Governos que concordaram em tentar restringir o aquecimento global em não mais do que 2oC podem ter traçado a meta errada, apontam cientistas suíços.

Marco Steinacher, da Universidade de Berna, e seus colegas publicaram um estudo no periódico Nature afirmando que os cortes nas emissões de dióxido de carbono necessários para atingir essa meta não serão o suficiente para evitar o avanço do nível e da acidificação dos oceanos, e não repararão as perdas de produtividade da agricultura.

Eles argumentam que o objetivo de 2oC não é ambicioso o bastante. O sistema climático envolve mais do que apenas a temperatura atmosférica: também depende das interações da atmosfera com a hidrosfera, a biosfera e a geosfera.

Para manter o planeta habitável, governos devem se comprometer também em salvar a biosfera, e ao mesmo tempo lutar para manter a segurança alimentar dos mais de dez bilhões de cidadãos que podem povoar a Terra até o fim deste século. Todas essas metas juntas exigem cortes muito maiores nas emissões.

“Assim, a meta para a temperatura sozinha será incapaz de limitar os riscos das emissões antropogênicas”, alertam.
O argumento é complexo: essencialmente, os cientistas estão questionando os cortes de emissões que os governos ainda terão que fazer, e buscando explicar a lógica desses cortes dentro de um sistema climático global que ainda não é completamente entendido.

Os suíços utilizaram modelos computacionais para calcular a extensão das reduções nas emissões necessárias para alcançar as novas metas propostas. Eles empregaram um modelo desenvolvido pela própria universidade – o qual batizaram de Modelo de Sistema Terrestre de Berna – e em algumas semanas fizeram 65 mil simulações para completar o estudo e apresentar as probabilidades de cada objetivo específico.

“Podemos mostrar qual total das emissões de CO2 seria tolerável nas próximas décadas para alcançar cada uma de nossas metas climáticas – por exemplo, o quanto poderíamos emitir se quisermos manter a produção agrícola estável ou limitar a acidificação oceânica”, afirmou Steinacher.

“Quando consideramos todos os objetivos em conjunto, a redução das emissões de CO2 deveria ser o dobro do que é pensado apenas para alcançar os 2°C”, concluiu.

Fonte: Tim Radford, do Climate News Network
Tradução: Fabiano Ávila / Instituto Carbono Brasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.