Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

21/11/2008

Estados norte-americanos querem créditos florestais brasileiros


Três estados norte-americanos, o Brasil e a Indonésia fecharam ontem um acordo para proteger as florestas tropicais. Califórnia, Illinois e Wisconsin irão analisar como incorporar o uso de créditos de carbono florestais em seus esquemas de comércio de emissões. Estes créditos são gerados com o pagamento pela conservação das florestas tropicais no Brasil e na Indonésia.

O esquema permite que indústrias e usinas de energia que têm metas a cumprir na redução das emissões de gases do efeito estufa possam compensá-las com os créditos provenientes do desmatamento evitado (REDD – Reduced Emissions from Deforestation and Degradation). Atualmente, os esquemas regionais de comércio de emissões nos Estados Unidos estão sendo planejados.

O desmatamento é responsável por cerca de 20% das emissões antrópicas mundiais, e muitos acreditam que o REDD possa contribuir na redução destas emissões, além de ter benefícios muito mais amplos como a conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais.

O acordo, divulgado pelo governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, tem como foco as províncias de Papua e Aceh, na Indonésia, e os estados brasileiros do Amazonas, Pará, Amapá e Mato Grosso.

Por: Fernanda B Muller
Fonte: Portal do Meio Ambiente/CarbonoBrasil.


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.